segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ivone Boechat - Estrategias para encantar educadores na arte de aprender

Prof. Ivone Boechat e Shirley Rabelo
A professora Ivone Boechat, possui varios titulos, mas ainda prefere ser chamada de professora, nesta noite de sexta feira 15 de abril em sua palestra a palavra chave foi LEMBRAR, ela frisou bem durante toda a sua fala que nao veio nesta noite para ensinar mas sim para lembrar. Seus topicos para reflexao foram:


Tópicos para reflexão:
Como educar para ajudar o indivíduo desta Era a se equilibrar frente a toda esta provisoriedade?
Educar é interagir com a sociedade educadora – a sociedade educadora se reconhece no espelho do projeto da Escola.
Um desafio: educar para a formação de cidadãos com uma consciência planetária, atuantes e sempre prontos a aprender a novidade desafiadora.
O educador é parte de uma tarefa mágica, capaz de encantar o tempo todo. O primeiro passo é buscar recursos para convencer da importância de aprender “aquilo”.
Para encantar é preciso ensinar de maneira criativa, intuitiva, otimista e feliz.
É de fundamental importância encantar toda a equipe, mas, sobretudo, o professor. Alunos, pais e comunidade são sócios comprometidos com o sucesso.
Nas estratégias de encantamento, existem ações de baixo custo, principalmente, aquelas relacionadas com mudanças de comportamento. A exclusão acontece por falta de competência.
Falta de atenção, desinteresse, indisciplina, desmotivação, baixo rendimento escolar, baixa auto-estima, são sintomas do desencanto. O educador deve se preparar para exceder a todas as expectativas para compor com a sociedade educadora.
A professora Ivone falou por mais de 1 hora para uma plateia atenta e interessada, usou de exemplos de vivencia pessoal e profissional de maneira simples e objetiva prendendo a atencao de todos.
"...Educar é despertar educadores e alunos para que fiquem encantados com a descoberta, com o novo e, sobretudo, com vontade de aprender, cada vez mais. Segundo Nietszche “O educador é parte de uma tarefa mágica, capaz de encantar”. Para encantar é preciso ensinar de forma criativa, otimista, intuitiva e feliz. O ambiente interno deve ser planejado
para se alcançar equilíbrio; a auto-estima deve ser trabalhada com vigor."

2 comentários:

  1. Educador


    Ivone Boechat


    Educador,
    por favor, vença,
    você não deve permitir
    que alguém saia de sua presença
    sem se sentir melhor e mais feliz.
    Educador,
    oferece a flor
    de sua vida
    ao que sofre
    na despedida,
    chorando por fracassar;
    tente de novo,
    ajude a levantar o cansado,
    dê a sua mão ao oprimido,
    este povo abandonado
    que, muitas vezes,
    só encontra você
    na direção do olhar.

    ResponderExcluir