terça-feira, 24 de maio de 2011

Flexitarismo

Segundo os vegetarianos radicais esse é um termo que define os incapazes ou seja os que querem mas nao conseguem. Querra fria a parte os flexitaristas teem pelo menos uma visao ecologica da vida.
Eles escolheram comer menos carnes e peixes sem suprimi-los totalmente do seu menu, simplesmente porque é delicioso.
Mark Bittman journalista culinario amaricano e escreveu tambem varios livros da arte de cozinhar.
A idade de trinta anos percebeu ter ganhado 25 ks  e decidiu da noite pro dia redusir drasticamente o consumo de carnes e peixes e foi chamado de vegetariano flexivel.
Tornou-se flexisitariano por razoes de saude, por entender que a criaçao de animais destinados ao abatedouro prejudica o meio ambiente e também pelo bem-estar dos animais.
O expert em clima da ONU Rachendra Pachauri grita altoe forte depois de anos: Se todo mundo deixar de comer carne por uma semana ja é uma melhora indescritivel para o meio ambiente.
A estudante de fotografia Alexia Leysen 22 anos, lançou a ideia de  pelo menos na quaresma nao comer carne e fez seu apelo via Facebook , conseguindo reunir  mais de 13.000 participantes dispostos a sentarem a mesa sem a presença de carnes e peixes. As suas razoes ecologicas :" Ja li coisas sobre a produçao de carne que me viram do aveso":para produzir um kilo de carne é preciso 8 quilos de graos e milhares de litros de agua. A emissao de gaz na criaçao de animais para abate é mais elevado que o setor de transportes.
Os seus convidados deixaram de consumir carne por 40 dias  em seguida se verificou quantas hectares de pegadas ecologica foi poupado." Um dia sem carne diminue 11 metros quadrados de pegada ecologica." Alexia acha que o termo flexitarista na moda ou fora lh corresponde bem: " como menos carne e peixe,faço isso de maneira natural e me sinto muito bem, penso que os quarenta dias de quaresma é uma ajuda para se habituar a nao comer carnes o resto ano.
O consumo elevado de carnes tras riscos a saude: aumenta o risco de obesidade,do diabetes type 2, doenças cardiovasculares e certos tipos de canceres.
Segundo a dieticista Vijaya a carne contem proteinas e gorduras animais saturadas, essas ultimas influencia na taxa do colesterol; para ela as proteinas de quem precisamos estao nos cereais, legumes, leite integral e derivados do leite. é bom saber: nem todo produto chamada vegetariano é sadio por ex: oleo de palma e de coco contém gorduras saturadas.
A dica é : consumir frutas e verduras a vontade é essencial em todo tipo de dieta alimentar.
Por: Eline Maeynes ( www.metrotimebruxelles.be )
sexta-feira 22 abril 2011 

Nenhum comentário:

Postar um comentário