terça-feira, 24 de maio de 2011

Ciencia - O buraco na camada de Ozonio influencia o clima.‏

WASHINGTON  -    O buraco na camada de ozonio a cima da Antartica, que se forma cada primavera, joga um papel importante
nas mudanças climaticas, segundo trabalhos que estabelecem ela primeira vez um laço entre esses dois fenomenos.

O buraco na camada de ozonio parece ter uma influencia majoritaria sobre a circulaçao das correntes atmosfericas do
hemisferio sul depois de meio seculo, demonstra esse estudo divulgado na revista Ciencia.

Essas correntes agem  sobre as precipitaçoes na altura do equador e provocam assim as mudanças  no clima.
 "é verdadeiramente apavorante que o buraco na camada de ozonio, situado tao alto na atmosfera a cima do antartico, pudesse ter consequencias  sobre as precipitaçoes  justo nos tropicos", declarou Sarah Kang, pesquisadora do departamento de physica e matematicas aplicadas  da Universidade Columbia  e principal autora do estudo.
A camada de ozonio protege a Tarra dos raios ultra-violets nocivos do sol responsaveis notadamente de canceres de pele e do enfraquecimento do sistema imunologico.
"Esta descoberta poderia verdadeiramente mexer com a estrategia de lutta contra o esquentamento do planeta caso o buraco na camada de ozonio é um factor importante no sistema climatico do planeta" estimou Lorenzo Polvani, professor de ciencias ambientais da Universidade Columbia, quem dirigiu essa pesquisa.
A destruiçao da camada de ozonio resulta sobre tudo da acumulaçao  dos ultimos decenios (10 anos)  de substancis quimicas : tal que os clorofluorocarbonios ( chlorofluocarbones)
( CFC) e os halons, utilisados  em refrigeradores, os propulsores de aerosois e os extintores,  hoje em dia proibidos.
Esses gazes teem sido progressivamente eliminados  conforme as disposiçoes do protocolo internacional de Montreal ratificado em 2009 por 196 paises.
Graças a esse acordo, a camada de ozonio fora das regioes polares devera voltar a sua densidade registrada antes de 1980 em torno de 2030-2040 , ( é preciso caminhar um pouco mais  e o mais importante colocar em pratica o que se aprende, sempre) segundo a Organizaçao meteorologica mundial (OMM).
por Elizabeth Castro
from Belgica

Nenhum comentário:

Postar um comentário